Bruna Furlan manifesta apoio ao ingresso do Brasil na OCDE
Brasília – A deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados recebeu nesta quarta-feira, 21, o Embaixador Carlos Márcio Cozendey, designado para ocupar o cargo de Delegado do Brasil junto aos organismos econômicos internacionais em Paris. Na oportunidade, ela manifestou seu apoio integral à adesão do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Trata-se de organização internacional integrada por 35 países que priorizam os princípios da democracia representativa e da economia de mercado. O Brasil mantém relações de cooperação com a OCDE desde a década de 90, individualmente e como membro do G-20. Em 2007, juntamente com Índia, China, Indonésia e África do Sul, o país foi alçado à condição de parceiro-chave da organização (key-partner).
Bruna Furlan lembrou que o Acordo de Cooperação Brasil – OCDE, firmado em 3 de junho de 2015, foi aprovado na CREDN em 2017. “Agora, vamos trabalhar para que o texto seja apreciado rapidamente na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, e no Plenário para que a matéria possa seguir ainda neste semestre para o Senado”, afirmou.
O Embaixador Carlos Márcio Cozendey explicou que o Brasil está trabalhando intensivamente desde o ano passado para identificar as áreas em que será necessário adaptar a legislação e, com isso, cumprir as normas de ingresso na organização. Além disso, o diplomata tem dialogado com entidades da sociedade civil acerca da importância da adesão brasileira à OCDE.
Jornalista responsável: Marcelo Rech
E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br
Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514
www2.camara.leg.br/credn