Bruna Furlan exalta exemplo da primeira oficial-general brasileira

A presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, Bruna Furlan (PSDB-SP) exaltou, nesta terça-feira, dia 6, os exemplos e a coragem da primeira oficial-general brasileira, a Contra-Almirante Dalva Maria Carvalho Mendes, diretora da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória, no Rio de Janeiro, desde 2009.
06/06/2017 19h35

Benjamin Sepulvida

Bruna Furlan exalta exemplo da primeira oficial-general brasileira

Brasília – A presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, Bruna Furlan (PSDB-SP) exaltou, nesta terça-feira, dia 6, os exemplos e a coragem da primeira oficial-general brasileira, a Contra-Almirante Dalva Maria Carvalho Mendes, diretora da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória, no Rio de Janeiro, desde 2009.

A Contra-Almirante Dalva está na Marinha há 36 anos e foi promovida ao generalato em novembro de 2012. “A Marinha teve a sabedoria de permitir que as coisas acontecessem de forma natural. Quando ingressei na força, éramos 202 mulheres oficiais e mais de uma centena de praças. Aos poucos, a Marinha percebeu que tínhamos condições de sermos parceiros em armas”, explicou.

Ela também pediu o apoio da CREDN para a futura lei de corpos e quadros da Marinha que está em análise no ministério da Defesa. A ideia é ampliar ainda mais o papel das mulheres na força, inclusive no comando de navios e no corpo de fuzileiros. “Trata-se de uma iniciativa que farei questão de relatar na CREDN, inclusive para encorajar as demais Forças a seguirem o mesmo caminho”, revelou Bruna Furlan.

A deputada destacou que “a comandante Dalva será lembrada por gerações. Ela quebra um paradigma importante e nós devemos prestigiar sempre os seus exemplos de coragem a serviço dos interesses maiores do país. A sua promoção desperta o espírito cívico de pertencimento nacional”, concluiu.

Dalva Maria Carvalho Mendes é formada pelo Corpo de Saúde da Marinha, foi auxiliar da Escola de Saúde da Força, tornou-se Capitã-de-Corveta, instrutora da Escola de Saúde e exerceu atividades no Hospital Naval Marcílio Dias.

 

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena