Bruna Furlan discute cooperação e investimentos com Embaixadora dos Emirados Árabes

A presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, Bruna Furlan (PSDB-SP), discutiu a cooperação e o aporte de investimentos no Brasil com a Embaixadora dos Emirados Árabes Unidos, Hafsa Abdullah Mohamed Sharif Al Ulama.
25/05/2017 16h45

Benjamin Sepulvida

Bruna Furlan discute cooperação e investimentos com Embaixadora dos Emirados Árabes

Brasília – A presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, Bruna Furlan (PSDB-SP), discutiu a cooperação e o aporte de investimentos no Brasil com a Embaixadora dos Emirados Árabes Unidos, Hafsa Abdullah Mohamed Sharif Al Ulama, com quem reuniu-se nesta quarta-feira, 24.

Na oportunidade, Furlan destacou os avanços na agenda política bilateral ao longo da última década e meia, acompanhado do aprofundamento das relações econômicas. “A pauta econômica constitui o principal eixo de interação da relação Brasil – Emirados Árabes, e é indissociável da relação política bilateral, inclusive pela prioridade dada pelos árabes a temas econômicos em sua inserção extra-regional”, afirmou.

De acordo com o Itamaraty, os Emirados abrigam a maior comunidade brasileira na Península Arábica, com cerca de dez mil cidadãos. Trata-se de grupo composto principalmente por profissionais qualificados - empresários, funcionários de companhias aéreas, instrutores de esportes e suas famílias. Além disso, o país tem sido um destino importante para os turistas brasileiros. Em torno de 60 mil brasileiros visitam os Emirados todos os anos.

 

Defesa

A deputada recordou que em março, o ministro da Defesa, Raul Jungmann recebeu o ministro dos Negócios Estrangeiros dos Emirados Árabes, xeique Abdullah Bin Zayed Al Nahyan, quem informou que seu país pretende abrir um escritório no Brasil para tratar dos assuntos de Defesa.

No dia 11, o ministro da Defesa dos Emirados Árabes esteve em Brasília onde se mostrou interessado no projeto de desenvolvimento da corveta classe Tamandaré, da Marinha. Mohamed Albawardi Alfalasi também deixou claro que o seu país quer participar de projetos com o Brasil em todas as áreas, militar e comercial.

Além disso, os Emirados Árabes pretendem adquirir unidades do cargueiro KC-390 e participam por intermédio da empresa Calidus, com a brasileira Novaer, do desenvolvimento da aeronave B250, que se encontra em fase de certificação.

“Na CREDN, trabalharemos para que as relações bilaterais, a cooperação e os investimentos entre os dois países sejam cada vez mais fortalecidos. No campo da Defesa, já há nichos identificados e agora precisamos avançar para outros setores do comércio exterior”, explicou a deputada.

 

 

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena