Bruna Furlan defende aprofundamento das relações Brasil - Eslováquia
Bruna Furlan destacou ainda o alto grau de maturidade do relacionamento refletido no apoio eslovaco a candidaturas brasileiras, entre as quais dos Diretores-Gerais da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), além de respaldar o projeto brasileiro de reforma do Conselho de Segurança da ONU e a troca de ofertas do Acordo de Associação MERCOSUL – União Europeia (UE).
“A Eslováquia é um país jovem e moderno e que tem muito a nos ensinar, principalmente em termos de educação, ciência, tecnologia e inovação. Além disso, a posição da Eslováquia na UE, os interesses de mercado e as visões internacionais convergentes em temas como direitos humanos e democracia confirmam que há amplo potencial a ser explorado nas relações com o país”, afirmou a deputada.
Na esfera econômica, o relacionamento é marcado pelo sucesso dos investimentos da empresa brasileira EMBRACO (produtora de motores de refrigeração) e de suas fornecedoras brasileiras. Segundo Cigan, “o Brasil e a EMBRACO são os principais e mais importantes investidores do Leste Europeu. Quatro empresas brasileiras estão presentes no país onde já investiram mais de US$ 500 milhões”, destacou. Tais investimentos estão em expansão e contam com apoio do governo local, em razão de haverem reduzido substancialmente o nível de desemprego em uma região onde este índice era especialmente elevado.
Jornalista responsável: Marcelo Rech
E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br
Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514
www2.camara.leg.br/credn
https://www.facebook.com/crednoficial