Bruna Furlan assume presidência da Comissão de Inteligência do Congresso
Rodrigo Bertoti CD
CCAI é instalada e Bruna Furlan iniciará diálogo com a comunidade de inteligência
Segundo ela, “a tarefa da CCAI é de extrema importância para a democracia. Afinal, não há dúvidas de que a atividade de inteligência é fundamental para a segurança do Estado e da Sociedade, e plenamente compatível com o regime democrático. Também não há dúvida de que o setor de inteligência lida com informação, e que informação é poder”, afirmou.
De acordo com a deputada, “os riscos de que aqueles que lidam com tanto poder extrapolem suas obrigações e cometam arbitrariedades são altos”, razão pela qual “de extrema relevância é também o papel daqueles que têm por missão fiscalizar e controlar esses serviços e garantir que operem dentro da legalidade e de acordo com os princípios democráticos, obtendo dados e informações e produzindo conhecimento para assessorar o processo decisório nos mais distintos níveis”, explicou.
O vice-presidente da CCAI será o senador Fernando Collor (PTB-AL), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal. O colegiado será integrado por seis senadores e seis deputados, e tem como principal atribuição fiscalizar e controlar as atividades de inteligência e contrainteligência no âmbito do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN).
Jornalista responsável: Marcelo Rech
E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br
Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514