Bruna Furlan assegura apoio da CREDN às prioridades do Exército brasileiro

Brasília – A deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados assegurou, em reunião com a Assessoria Parlamentar do Exército, o apoio incondicional do Colegiado às prioridades, aos Projetos Estratégicos e às demandas que permitam à Força Terrestre o cumprimento de suas funções. “Não se trata apenas de uma Força Armada, mas da instituição de maior credibilidade para a sociedade brasileira”, lembrou.
28/04/2017 14h25

Benjamin Sepulvida

Bruna Furlan assegura apoio da CREDN às prioridades do Exército brasileiro

No encontro realizado na última terça-feira, dia 25, os militares que fazem a ponte entre o Exército e o Congresso Nacional discutiram com a presidente da CREDN, entre outros, temas como a retirada das tropas do Haiti e o emprego de militares em outras Operações de Paz, recursos para a manutenção da capacidade operacional, a situação dos Projetos Estratégicos e de programas como o Forças no Esporte (PROFESP), considerado pela parlamentar como “um dos mais importantes projetos de inclusão social e formação de caráter para os jovens carentes”. 

Bruna Furlan também se prontificou a discutir com os demais membros da CREDN a destinação de emendas individuais para atender as principais demandas do Exército. Ficou acertado, ainda, o comparecimento do Comandante da Força em audiência pública para tratar especificamente da situação atual em termos operacionais e orçamentários. 

Segundo a deputada, “não podemos lembrar do Exército apenas quando o Estado falha na execução de ações como levar água para o Nordeste, combater o mosquito da Dengue ou implementar medidas eficazes de Segurança Pública. O Exército é talvez a única instituição brasileira presente em todo o território nacional e em muitos lugares, a única presença do Estado”, reconheceu. 

Ela destacou, também, que ao longo do ano serão realizadas atividades da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional com o objetivo de discutir os documentos da Defesa Nacional, a atuação das Forças Armadas nas fronteiras, e a retomada de projetos cujos cronogramas estão fortemente atrasados. 

“Sabemos que as Forças Armadas sofreram um corte significativo em seus orçamentos e isso impacta diretamente no exercício de suas funções. Vamos trabalhar para recompor esses orçamentos, encontrar alternativas para que a indústria de Defesa cresça e se fortaleça e que os Projetos Estratégicos também contribuam com o desenvolvimento industrial e científico-tecnológico brasileiro”, concluiu.

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514