Brasil vai doar dois helicópteros para o Paraguai

O governo brasileiro acredita que essa doação, irá gerar ganhos diretos no campo da segurança pública, com a redução de delitos na zona limítrofe entre os dois países, e no campo político, com o estreitamento das relações de assistência policial na esfera bilateral.
31/05/2023 16h00

Zeca Ribeiro

Brasil vai doar dois helicópteros para o Paraguai

Brasília – O governo brasileiro foi autorizado, nesta quarta-feira, 31, a doar dois helicópteros modelo 412 Classic fabricados pela Bell Aircraft Corporation. As duas aeronaves pertencem à frota do Comando de Aviação Operacional da Polícia Federal.

O Projeto de Lei do Executivo, de 2020, aprovado na CREDN, com paracer do deputado Delegado Paulo Belynskyj (PL-SP), ressalta que os helicópteros serão empregados nas ações de prevenção e repressão a crimes transfronteiriços, além de estreitar a cooperação policial no âmbito bilateral.

Relator da matéria, Belynskyj explicou que “a extensão da fronteira Brasil - Paraguai, de quase 1.4 mil quilômetros, por si só, já é fator que obstaculiza sua fiscalização eficaz, sobretudo no que diz respeito à prevenção e à repressão de crimes transnacionais que ocorrem cotidianamente na região”.

“Somos conscientes das carências paraguaias nesse âmbito, e o Brasil espera que a doação possa contribuir para a ampliação da capacidade operacional do Paragaui nos trabalhos de fiscalização de suas fronteiras e, consequentemente, elevar a eficácia no combate à criminalidade organizada transnacional”, assinalou.

 

Assessoria de Imprensa - CREDN