Brasil e México trabalham em conjunto pelo fortalecimento das relações bilaterais
Brasília – Os embaixadores do México no Brasil, Salvador Arriola, e do Brasil no México, Mauricio Carvalho Lyrio, destacaram o trabalho conjunto realizado por ambos em prol do fortalecimento das relações bilaterais, em reunião realizada nesta terça-feira, 31, na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados. No encontro com os deputados Bruna Furlan (PSDB-SP), presidente da CREDN, e Guilherme Coelho (PSDB-PE), expuseram algumas das iniciativas que pretendem implementar como forma de explorar melhor o potencial econômico-comercial.
Para tanto, defenderam a reativação do Grupo Parlamentar Brasil – México para que os respectivos legislativos apoiem as políticas e programas bilaterais. “Por meio da diplomacia parlamentar, poderemos contribuir na identificação dos entraves que impedem os avanços neste relacionamento. Brasil e México são parceiros tradicionais e líderes natos. Precisamos ampliar as áreas de atuação conjunta e a cooperação”, afirmou Bruna Furlan.
Em 2016, o México foi o 8° maior parceiro comercial do Brasil, o 8° destino das exportações nacionais e o 9° exportador para o mercado brasileiro. O intercâmbio comercial Brasil - México é regulado pelo Acordo de Complementação Econômica Nº 53, que cobre 796 linhas tarifárias com margem de preferência de até 100%. Desde 2015, estão em curso tratativas para ampliar a aprofundar o acordo.
De acordo com o Itamaraty, nesse contexto, estão sendo negociados a ampliação do universo tarifário de preferências, com a introdução de novas mercadorias agrícolas e industriais, e o aprofundamento dos níveis de preferência existentes, buscando-se a liberalização integral do fluxo comercial.
Além disso, o Brasil tem sido, desde 2011, o principal destino dos investimentos produtivos mexicanos na América Latina, com estoque estimado em cerca de US$ 50 bilhões. Os investimentos diretos mexicanos no Brasil cobrem uma variedade de setores, como telecomunicações, construção civil, alimentos, eletrodomésticos e hotelaria.
No dia 24, o Secretário de Relações Exteriores do México, Luis Videgaray Caso cumprirá agenda de trabalho no Brasil quando deverão ser firmados novos instrumentos de cooperação bilateral, inclusive no setor agropecuário.
Jornalista responsável: Marcelo Rech
E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br
Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514
www2.camara.leg.br/credn