Brasil e Itália pretendem fortalecer Parceria Estratégica

Brasil e Itália pretendem fortalecer a Parceria Estratégica firmada em 2007 e ratificada por meio do Plano de Ação de abril de 2010
10/04/2019 16h30

Alexandre Magno

Brasil e Itália pretendem fortalecer Parceria Estratégica

Brasília – Brasil e Itália pretendem fortalecer a Parceria Estratégica firmada em 2007 e ratificada por meio do Plano de Ação de abril de 2010. Este será um dos temas que o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, Eduardo Bolsonaro, irá tratar em Milão, com o vice-primeiro-ministro e ministro do Interior, Matteo Salvini, no dia 19.

A Parceria Estratégica foi uma forma de elevar o patamar das relações bilaterais. Já o Plano de Ação é o instrumento que permitirá aprofundar a parceria em 16 áreas-chave para a cooperação e prevê uma série de iniciativas em benefício do diálogo político e em matéria espacial, de defesa, economia, comércio, indústria, finanças, energia, cultura e educação, entre outros temas.

Nesta terça-feira, 9, Bolsonaro se reuniu com o Embaixador italiano Antonio Bernardini, com quem detalhou as áreas de interesse comum a serem exploradas pelos dois governos. Bernardini destacou, por exemplo, o interesse da Itália em ampliar a cooperação em Defesa.

Os dois países desenvolvem. em conjunto, o blindado Guarani, na cidade mineira de Sete Lagoas. “Um exemplo de parceria que dá certo e que já está abrindo outras possibilidades para novos programas com o Exército, inclusive com um blindado 8X8. Trata-se de uma aliança de longo prazo e não uma mera relação de compra e venda”, assinalou Eduardo Bolsonaro.

Antonio Bernardini revelou ainda que as empresas italianas mantêm o interesse em ampliar os investimentos no Brasil. “O programa de infraestrutura é fantástico. Além disso, o setor privado italiano está atento aos programas de recuperação de ferrovias e rodovias”, afirmou.

Em Milão, Eduardo Bolsonaro também deverá reiterar o interesse do presidente Jair Bolsonaro em visitar aquele país e em receber Salvini em Brasília.

 

  

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefone: 61 3216 6737

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena