Brasil, Bolívia e Peru terão Plano de Ação Antidrogas
Paralelamente, serão realizados dois eventos internacionais com foco no combate às drogas. Com a participação de especialistas civis e militares, o Fórum Internacional sobre Extinção de Domínio irá promover o intercâmbio sobre as práticas regionais na luta contra o crime organizado.
Também em La Paz, acontece, a partir desta quinta-feira, 7, o Seminário “A Destinação de bens apreendidos pelo crime de Tráfico de Drogas”. Os três países pretendem reforçar a cooperação regional na luta contra o narcotráfico por meio de ações concretas, coordenadas e conjuntas, principalmente nas regiões de fronteira.
O Plano de Ação Antidrogas prevê um maior controle sobre a oferta de drogas na região e, para tanto, serão implementadas novas operações de interdição e erradicação de plantios de coca.
Brasileiros
Além de participar dos dois eventos, a deputada Perpétua Almeida se reunirá com autoridades do governo boliviano para discutir uma solução para os problemas enfrentados pelos brasileiros naquele país, principalmente estudantes e produtores rurais.
Nesta quinta-feira, ela terá reunião com um grupo de parlamentares bolivianos para conhecer melhor a situação e propor alternativas que ponham fim às perseguições que estariam sofrendo os estudantes brasileiros de medicina na Bolívia.
Eles acusam o governo boliviano de estimular a xenofobia. No final do ano passado, 60 deles chegaram a ser presos e transportados para uma delegacia na carroceria de um caminhão. Cerca de 70 mil brasileiros vivem na Bolívia.