Bloqueio do X será debatido na CREDN com deputados dos EUA

09/10/2024 18h30
Parlamentares americanos entendem que o bloqueio determinado ao X expõe a ameaça à liberdade de expressão e à democracia que a proibição da rede social no Brasil representa.

Renato Araújo

Bloqueio do X será debatido na CREDN com deputados dos EUA

Brasília – O presidente do Subcomitê de Direitos Humanos da Câmara dos EUA, Chris Smith, e a deputada María Elvira Salazar, representante da Flórida e presidente do Subcomitê do Hemisfério Ocidental, deverão participar de audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) para discutir o bloqueio à plataforma X, pela Justiça brasileira.

Requerimento neste sentido foi aprovado nesta quarta-feira, 9, na CREDN, por iniciativa do deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP). Segundo ele, Chris Smith enviou pedido ao Brasil defendendo a reversão do bloqueio do X, enquanto María Elvira Salazar apresentou o projeto de lei "No Censors on our Shores Act", que pretende impedir a entrada de autoridades estrangeiras acusadas de violar a liberdade de expressão de cidadãos americanos.

O deputado afirmou, ainda, que Chris Smith solicitou informações à Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre as denúncias de violações da liberdade de expressão e prática da censura no Brasil. “Dada a importância e urgência do tema, sugerimos que os parlamentares americanos sejam ouvidos por esta comissão para comentar sobre as ações realizadas no âmbito da Câmara dos Representantes acerca do caso”, defendeu.

Ainda não há previsão de quando o evento será realizado.

 

Assessoria de imprensa - CREDN