Barbosa apoia cooperação do Brasil com Moçambique em saúde
Foto: Marcelo Rech
Eduardo Barbosa discute com parlamentares de Moçambique como incrementar a cooperação bilateral em saúde
Em diálogo com os deputados Saimone Muhambi Macuiana, Caifadine Paulo Manasse e Beatriz Changula Gama Ajuda, Barbosa elogiou o papel da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) no desenvolvimento de pesquisas e na cooperação internacional. A fábrica de produção de antirretrovirais, localizada na cidade da Matola, província de Maputo, conta com o suporte da Fiocruz.
Quando estiver funcionando plenamente, a fábrica deverá produzir seis tipos de antirretrovirais e 21 medicamentos genéricos e terá uma capacidade produtiva de 371 milhões de unidades farmacêuticas ou 226 milhões de antirretrovirais e 145 milhões de outros medicamentos. O projeto de produção de antirretrovirais em cooperação com o Brasil teve início em 2003.
De acordo com Eduardo Barbosa, a quebra de patentes feita pelo Brasil há 16 anos foi determinante para que os países mais pobres tivessem acesso a este tipo de medicamento. "Desde então, o Brasil é uma referência mundial na prevenção e no combate ao HIV e AIDS", explicou. O Brasil investirá um total de US$ 23 milhões no projeto com Moçambique.
Assessoria de Comunicação
Jornalista Responsável: Marcelo Rech
Telefones: 55 61 3216 6737 e 55 61 8153 2514
E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br