Audiência vai debater perda de competitividade das exportações

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou na quinta-feira (30) a realização de uma audiência pública para analisar a perda de competitividade no comércio internacional dos produtos industriais brasileiros e a consequente "reprimarização" da pauta de exportações nacionais.
01/07/2011 14h34

A audiência foi sugerida pelo deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP). Segundo ele, o Brasil corre o risco de voltar a ser basicamente um país exportador de produtos primários (agropecuários).

Thame explica que ao contrário das importações, que avançam rapidamente e têm provocado uma substituição de produtos até então produzidos internamente, as exportações de produtos industrializados têm crescido em um ritmo bem mais lento que a economia.

O parlamentar acredita que o atual cenário de moeda nacional valorizada, combinada com taxas de juros elevadas, tem grandes chances de provocar a reprimarização das exportações, o que significa deixar de exportar produtos industrializados (secundários) ou serviços (terceários) para exportar produtos primários (produção agropecuária, minérios etc), de menor valor agregado.  

Serão convidados para a reunião, o ministro da Indústria, Desenvolvimento e do Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Luciano Coutinho.

A audiência ainda não teve a data e o local definidos.

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias