Audiência debaterá denúncias sobre a emigração de crianças e adolescentes da Amazônia para a Turquia

Crianças e adolescentes indígenas, desde 2019, emigraram para a Turquia durante o período de atuação de um grupo, Associação Solidária Humanitária do Amazonas (ASHAM), na região amazônica
03/05/2023 18h08

Bruno Spada

Audiência debaterá denúncias sobre a emigração de crianças e adolescentes da Amazônia para a Turquia

Brasília –  Crianças e adolescentes indígenas de diferentes comunidades de São Gabriel da Cachoeira (AM), estariam sendo aliciadas e levadas para a Turquia. Denúncia neste sentido, será objeto de audiência pública da Comissão de Relações Exteriores (CREDN), em data a ser marcada. A proposta é do deputado Alfredo Gaspar (UNIÃO-AL) e foi aprovada nesta quarta-feira, 3, na CREDN.

Gaspar baseou seu requerimento em uma denúncia publicada na imprensa. De acordo com a reportagem, uma das responsáveis pela emigração de crianças e adolscentes é a Associação Solidária Humanitária do Amazonas (ASHAM). “Sua atuação na região amazônica, segundo a reportagem, visaria atrair crianças e adolescentes, do sexo masculino apenas, para aprenderem o idioma turco e árabe, receberem ensinamentos sobre o Alcorão e seguirem uma rotina religiosa. Em seguida, haveria o processo de emigração para a Turquia, mais precisamente para as cidades de Kutahya e Tarsus”, explicou o deputado.

“É preocupante a facilidade com que o grupo estrangeiro adentrou em território nacional e aqui atuaria sob um possível falso cadastro de abrigo e guarda de crianças e adolescentes. Não fosse a atuação diligente da Polícia Federal, quando teríamos ciência desses fatos?”, questionou.

Alfredo Gaspar quer saber, ainda, como o grupo ASHAM entrou no país, o que já foi apurado pelos órgãos públicos em São Gabriel da Cachoeira, quais as ações tomadas pelos ministérios dos Povos Indígenas (e FUNAI) e das Relações Exteriores, e se há alguma informação sobre os brasileiros que já se encontram na Turquia. 

 

Assessoria de Imprensa - CREDN