Assistência Hospitalar da Marinha receberá missão da CREDN

Brasília – Os navios de Assistência Hospitalar da Marinha receberão, no dia 19 de maio, uma missão de parlamentares da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados.
25/04/2017 12h55

Benjamin Sepulvida

Assistência Hospitalar da Marinha receberá missão da CREDN

Presidente da CREDN acerta detalhes da missão que irá à Amazônia conhecer os Navios da Esperança

Brasília – Os navios de Assistência Hospitalar da Marinha receberão, no dia 19 de maio, uma missão de parlamentares da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados. Na semana passada, o Colegiado aprovou requerimento da presidente, deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), com este objetivo e nesta segunda-feira, dia 24, ela tratou dos detalhes da agenda na Amazônia com a Assessoria de Relações Institucionais do Comando da Marinha.

Segundo Bruna Furlan, “trata-se de programa de alto valor social, pois esses navios, para a maioria das comunidades ribeirinhas do interior da Amazônia e do Pantanal, são o único meio de ter acesso a atendimento médico-odontológico. O atendimento prestado pelos navios da Marinha é tão importante para as populações ribeirinhas que eles os apelidaram de “Navios da Esperança”. De fato, o excepcional trabalho prestado nessa área tão remota do nosso país é digno de louvor e de orgulho”, explicou.

De acordo com a Marinha, as viagens que os Navios de Assistência Hospitalar (NAsH) realizam pela Amazônia atendendo à população carente daquela região são chamadas de Operações de Assistência Hospitalar à População Ribeirinha, ou simplesmente ASSHOP. Em cada ASSHOP um Navio atende a uma determinada região escolhida antecipadamente, segundo uma programação elaborada também com antecedência. Esta antecedência é necessária para se prever todos os recursos logísticos necessários em uma empreitada desta envergadura.

Além disso, a Marinha destaca que as experiências obtidas nas passagens anteriores dos Navios são utilizadas no planejamento. As regiões a serem visitadas são denominadas de Pólos de Saúde. Embarcados nestes navios, profissionais de saúde provenientes de outras regiões do Brasil lançam-se nas barrancas dos rios da Amazônia, levando alívio para as pessoas mais carentes.

Os meios empregados nestas operações são os Navios de Assistência Hospitalar “Dr. Montenegro” (U-16), “Osvaldo Cruz” (U-18), “Carlos Chagas” (U-19) e “Soares de Meirelles” (U-21), além de lanchas e helicópteros de emprego geral tipo UH-12 Esquilo.

“Operados pela Marinha, e recebendo recursos para a obtenção de medicamentos e combustível do ministério da Saúde, a atuação destes navios constitui uma parceria que vem dando certo há mais de duas décadas e que vem crescendo, recebendo agora a participação mais ativa dos Estados do Amazonas, Pará e Acre, e dos municípios da Amazônia”, informou o Comando da Força Naval.

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514