Aprovado requerimento que cobra informações sobre suposta pressão dos EUA contra a vacina russa SPUTNIK
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 12, requerimento da deputada Perpétua Almeida para que o Itamaraty esclareça se houve ou não pressões dos Estados Unidos para que o Brasil não adquira a vacina russa SPUTNIK V.
Segundo ela, informações constantes de um relatório publicado pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos da América revela que o governo norte-americano teria pressionado o governo brasileiro para rejeitar a compra da SPUTNIK V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia.
De acordo com Perpétua Almeida, “ainda temos muito a fazer para frear a pandemia, esse horror diário, e devemos continuar realizando cuidados básicos de proteção como o uso de máscaras, de álcool em gel, e praticando o distanciamento social, além de dotar o nosso sistema de saúde de condições para atender os doentes”, afirmou.
Ainda segundo a deputada, “a grande arma é a vacina. A vacinação em massa da nossa população é a medida mais eficaz para salvar vidas e retornar o país à normalidade. Seu atraso, sua lentidão, significam a morte de pessoas e a depressão econômica do país frente às demais nações do mundo”, assinalou.
Assessoria de Comunicação e Imprensa – CREDN