Aprovado Requerimento de Informação ao Exército sobre abastecimento de água

Cinco municípios de Minas Gerais participam do programa coordenado pelo Exército, sendo que todos estão entre os que já decretaram estado de emergência pela falta d'água.
01/09/2021 19h41

Cleia Viana

Aprovado Requerimento de Informação ao Exército sobre abastecimento de água

Brasília – A CREDN aprovou nesta quarta-feira, 1º, requerimento de informação ao ministro da Defesa, Walter Braga Neto, para saber as razões pelas quais o Exército deixou de abastecer com água potável, o semiárido de Minas Gerais. O autor da proposta, deputado Odair Cunha (PT-MG), quer saber, ainda, se houve iniciativa para ajuste orçamentário a fim de garantir a distribuição de água naquela região, e quais providências serão tomadas para garantir a distribuição de água no semiárido de Minas Gerais. Por sugestão do deputado Aécio Neves (PSDB-MG), o requerimento também será encaminhado ao ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Segundo ele, “Minas Gerais está passando por um momento de forte seca, e fomos surpreendidos pelo Exército Brasileiro com corte no fornecimento de água potável por caminhões-pipa para cerca de 200 municípios do Vale do Jequitinhonha e do norte de Minas Gerais - regiões que fazem parte do chamado semiárido do Estado e que já sofrem normalmente com a falta d'água. Os caminhões-pipa atendem principalmente comunidades afastadas”, explicou.

Odair Cunha disse que os prefeitos receberam comunicado, emitido pelo 55º Batalhão de Infantaria do Exército, baseado em Montes Claros, informando sobre a suspensão do fornecimento de água. Uma justificativa do cancelamento é a falta de recursos orçamentários. “O Exército informou, em 12 de agosto, que a paralisação no fornecimento do serviço ocorrerá a partir de 20 de setembro e continuará suspenso até dezembro”, sublinhou.

Assessoria de Imprensa e Comunicação - CREDN