Aprovado Requerimento de Informação ao Exército sobre abastecimento de água
Brasília – A CREDN aprovou nesta quarta-feira, 1º, requerimento de informação ao ministro da Defesa, Walter Braga Neto, para saber as razões pelas quais o Exército deixou de abastecer com água potável, o semiárido de Minas Gerais. O autor da proposta, deputado Odair Cunha (PT-MG), quer saber, ainda, se houve iniciativa para ajuste orçamentário a fim de garantir a distribuição de água naquela região, e quais providências serão tomadas para garantir a distribuição de água no semiárido de Minas Gerais. Por sugestão do deputado Aécio Neves (PSDB-MG), o requerimento também será encaminhado ao ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
Segundo ele, “Minas Gerais está passando por um momento de forte seca, e fomos surpreendidos pelo Exército Brasileiro com corte no fornecimento de água potável por caminhões-pipa para cerca de 200 municípios do Vale do Jequitinhonha e do norte de Minas Gerais - regiões que fazem parte do chamado semiárido do Estado e que já sofrem normalmente com a falta d'água. Os caminhões-pipa atendem principalmente comunidades afastadas”, explicou.
Odair Cunha disse que os prefeitos receberam comunicado, emitido pelo 55º Batalhão de Infantaria do Exército, baseado em Montes Claros, informando sobre a suspensão do fornecimento de água. Uma justificativa do cancelamento é a falta de recursos orçamentários. “O Exército informou, em 12 de agosto, que a paralisação no fornecimento do serviço ocorrerá a partir de 20 de setembro e continuará suspenso até dezembro”, sublinhou.
Assessoria de Imprensa e Comunicação - CREDN