Aprovado o Acordo de Serviços Aéreos Brasil - Grécia
Brasília – Com parecer do deputado Albuquerque (REPUBLICANOS/RR), a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) aprovou nesta quarta-feira, 8, o Acordo de Serviços Aéreos firmado por Brasil e Grécia em fevereiro de 2023.
O texto adota o modelo de Acordo de Serviços Aéreos do tipo “céus abertos”, que representa a vanguarda dos entendimentos internacionais no setor. Essa modalidade liberaliza o transporte aéreo ao remover restrições governamentais sobre rotas, capacidade e frequências, permitindo que tais variáveis sejam determinadas pelas forças de mercado.
Albuquerque destacou que o potencial de incremento ao comércio e ao turismo é expressivo, uma vez que o Brasil já é o maior parceiro comercial da Grécia na América do Sul, com um intercâmbio que se aproxima de US$ 500 milhões de dólares.
“A facilitação do transporte aéreo de cargas e de viagens de negócios tem o potencial de acelerar ainda mais esse fluxo comercial. A Grécia é cliente de material aeronáutico produzido no Brasil, tendo sido o primeiro país a adquirir um avião da Embraer para o transporte de autoridades, bem como o primeiro a operar o Legacy na Europa”, explicou.
Assessoria de Imprensa – CREDN