Aprovado o Acordo de Cooperação Educacional Brasil - Etiópia

O texto do Acordo de Cooperação Educacional entre Brasil e a República Democrática Federal da Etiópia, celebrado em Adis Abeba, em 24 de maio de 2013, foi aprovado na quarta-feira, 13, na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados com parecer do deputado Cláudio Cajado (DEM-BA).
13/12/2017 11h05

Lúcio Bernardo Jr.

Aprovado o Acordo de Cooperação Educacional Brasil - Etiópia

Brasília – O texto do Acordo de Cooperação Educacional entre Brasil e a República Democrática Federal da Etiópia, celebrado em Adis Abeba, em 24 de maio de 2013, foi aprovado na quarta-feira, 13, na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados com parecer do deputado Cláudio Cajado (DEM-BA).

Trata-se do primeiro instrumento assinado entre os dois países no campo da cooperação educacional, e tem como objetivo fomentar as relações bilaterais, com vistas a contribuir para o desenvolvimento do ensino em todos os seus níveis e modalidades.

“Assim, a cooperação poderá incluir o intercâmbio de estudantes, professores, pesquisadores, técnicos e especialistas, além de programas e projetos desenvolvidos pelos respectivos ministérios de Educação, incluindo programas de bolsas de estudo, oferecidos nos termos das legislações internas”, defendeu Cajado.

A aproximação do Brasil com a Etiópia foi estabelecida em diversos instrumentos. Entre os mais recentes estão o Memorando de Entendimento para a Promoção do Comércio e dos Investimentos; o Acordo para Evitar a Dupla Tributação dos Lucros dos Transportes Aéreo e Marítimo Internacional, o Acordo de Serviços Aéreos e o Acordo sobre Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo o deputado “a Etiópia é hoje um dos países que mais cresce no mundo, com média de 11,2% de alta no PIB na última década e está em busca de novos investimentos privados estrangeiros de ampliação de negócios. Ademais, busca ser a ponte entre a Organização da Unidade Africana e o MERCOSUL e, para tanto, busca expandir a informação da sociedade brasileira como um todo sobre as atividades e a cultura de seu país”, explicou.

 

 

 Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena