Aprovado Acordo de Cooperação em Defesa com os Emirados Árabes
Na ocasião, Zayed Al Nahyan reuniu-se com o ministro de Estado da Defesa, Raul Jungmann, com quem discutiu o aprofundamento das relações nesta área. De acordo com Jungmann, “temos interesse em contar com militares dos Emirados Árabes em escolas de formação militar no Brasil e também em adquirir a expertise das Forças Armadas dos Emirados”.
O Acordo de Defesa com os Emirados Árabes, firmado em 22 de abril de 2014, é o primeiro do gênero que o Brasil assina com um país do Oriente Médio. “Diante do ineditismo da medida, podemos supor que o Brasil sairá engrandecido com o aprofundamento dessa relação. Isso ocorrerá de modo especial, em face do contato com doutrina militar bastante diferenciada em relação à nossa, muito marcada pela influência norte-americana e europeia”, ressaltou Miguel Haddad.
A cooperação em Defesa com os Emirados Árabes prevê, entre outras ações, um maior intercâmbio das indústrias de defesa; transferência de tecnologia de defesa; instrução e treinamento militar; apoio logístico; armamento, produtos de defesa, equipamentos e serviços; desenvolvimento, estudos e pesquisas científicas em assuntos de defesa; missões de manutenção da paz das Nações Unidas; gerenciamento de crises e emergências; e intercâmbio de informações militares.
Segundo Miguel Haddad, “adentrar o Oriente Médio, através dos Emirados Árabes Unidos, representa incremento substantivo nessa diversificação, o que nos traz mais segurança para o desenvolvimento de futuros projetos de interesse dos dois países e, potencialmente, de outros daquela região”.
Jornalista responsável: Marcelo Rech
E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br
Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514