Aprovado Acordo de Cooperação em Defesa Brasil - Espanha

Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 23, o texto do Acordo sobre Cooperação em Matéria de Defesa, firmado entre Brasil e Espanha em 3 de dezembro de 2010. A proposição recebeu parecer favorável da deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Espanha.
23/05/2018 18h15

Benjamim Sepulvida

Aprovado Acordo de Cooperação em Defesa Brasil - Espanha

Segundo ela, “os acordos no âmbito da Defesa são de extrema importância para as relações bilaterais. Nesse contexto, o Brasil possui uma vocação pacífica, democrática e promove a cooperação no campo internacional, buscando sempre aprofundar e ampliar a parceria estratégica com os países amigos. 

O texto do acordo preconiza o desejo dos dois países em promover a cooperação em assuntos relativos à Defesa, especialmente nas áreas de planejamento, pesquisa e desenvolvimento militares, apoio logístico e aquisição de produtos e serviços; assessoramento em tecnologia militar; intercâmbio de experiências e conhecimentos em assuntos relacionados à Defesa, incluindo operações de manutenção da paz; educação e treinamento militar; e cooperação em outras áreas de interesse mútuo no campo da Defesa. 

Bruna Furlan destacou ainda a relevância do acordo na cooperação em matéria de indústria de armamento e serviços relacionados à Defesa; e implementação e desenvolvimento de programas e projetos de aplicação ou desenvolvimento de tecnologia de Defesa, com a participação de entidades militares ou civis de interesse estratégico para o Brasil e a Espanha. 

“Além disso, o acordo prevê a realização de visitas de delegações de alto nível; reuniões de pessoal e encontros de caráter técnico; reuniões entre instituições de Defesa equivalentes; intercâmbio de instrutores e alunos em centros de ensino militar; participação em cursos de formação e especialização, estágios, seminários, debates e simpósios em entidades e instituições militares, assim como em entidades e instituições civis de interesse da Defesa; participação em manobras e exercícios militares com observadores ou unidades; visitas e escalas de navios de guerra”, detalhou a deputada.

  

 

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6737 - 61 98153 2514

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena