Aprovadas moções de repúdio contra a primeira-dama do Brasil
Brasília – Duas moções de repúdio contra a manifestação da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, feitas especificamente durante painel do Cria G20, um projeto oficial do fórum de cooperação internacional G20 Brasil 2024, foram aprovadas nesta quarta-feira, 27, na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN).
As iniciativas partiram dos deputados General Girão (PL-RN) e Zucco (RS). Para ambos, a primeira-dama precisa respeitar a liturgia da função. Janja como é conhecida, proferiu palavras de baixo-calão contra o dono do X e futuro membro do governo de Donald Trum, Elon Musk.
“A fala foi direcionada a um indivíduo que, além de sua notoriedade global, inclusive por sua posição de defesa ferrenha ao valor da liberdade de expressão nas democracias, assumirá cargo de destaque no governo do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, em 2025, o que agrava o impacto negativo da declaração para as relações bilaterais entre os dois países”, explicou Girão. Ele lembrou, ainda, que o insulto teve ampla repercussão na imprensa nacional e internacional, o que exige o mais veemente repúdio do parlamento brasileiro.
Para Zucco, “a postura adotada pela primeira-dama demonstra falta de responsabilidade e sensibilidade em relação ao papel que exerce como representante simbólica da nação em um evento de tamanha visibilidade. O impacto negativo de suas palavras extrapola questões internas, refletindo diretamente no cenário internacional e expondo o Brasil a possíveis retaliações diplomáticas e comerciais”, enfatizou o deputado.
Assessoria de imprensa - CREDN