Aprovada Moção de Solidariedade às freiras brasileiras expulsas da Nicarágua

O deputado explicou que a intimidação e perseguição não só aos católicos como também aos demais civis que discordam do ditador Ortega e seus métodos antidemocráticos estão levando milhares de pessoas a deixar a Nicarágua.
09/08/2023 14h45

Vinicius Loures

Aprovada  Moção de Solidariedade às freiras brasileiras expulsas da Nicarágua

Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) aprovou, nesta quarta-feira, 9, Moção de Solidariedade às freiras brasileiras que foram recentemente expulsas da Nicarágua, após a polícia local invadir o convento onde ficavam. A iniciativa é do deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS).

No dia 2 de julho, a polícia nicaraguense invadiu a casa das irmãs dos Pobres de Jesus Cristo, em León, e prendeu quatro freiras brasileiras. Ele informou que as quatro irmãs foram deportadas, porque a ditadura sandinista não havia renovado a sua permissão de residência.

“Causa repulsa tal notícia, uma vez que as freiras brasileiras, dedicadas à sua fé e à prestação de serviços humanitários, foram forçadas a abandonar sua missão religiosa na Nicarágua. O relato da invasão no convento é alarmante e revela uma violação flagrante de direitos fundamentais, incluindo a liberdade religiosa e o direito à segurança e integridade pessoal das freiras”, explicou o deputado.

Segundo van Hattem, “é preciso reconhecer o trabalho das freiras brasileiras, que durante sua estada na Nicarágua, desempenharam um papel fundamental na promoção do bem-estar social e no apoio a comunidades marginalizadas. Dessa forma, repudiamos veementemente a perseguição religiosa em curso na Nicarágua e condenamos essas ações injustificáveis contra pessoas que dedicam suas vidas ao serviço ao próximo e a busca da paz”, concluiu.

 

Assessoria de Imprensa - CREDN