Aprovada Moção de Pesar por situação no Afeganistão
Brasília – Nesta quarta-feira, 1º, a CREDN aprovou Moção de Pesar “em favor das vítimas, cuja liberdade foi tolhida e da insegurança que se intensifica no Afeganistão”. A proposta partiu dos deputados Márcio Marinho (REPUBLICANOS-BA) e Aline Gurgel (REPUBLICANOS-AP). “A volta do Talibã ao poder no Afeganistão tem causado muito medo nas mulheres afegãs, devido à diminuição dos direitos conquistados ao longo dos últimos 20 anos”, reconheceu Marinho.
O deputado ressaltou que “alguns direitos femininos já vêm sendo diminuídos desde fevereiro de 2020, quando ocorreu um acordo de paz entre o Talibã e a Coalizão Internacional liderada por Donald Trump, então presidente dos Estados Unidos”.
Segundo Márcio Marinho, “a preocupação é ainda maior agora, com o aumento do poder do Talibã sobre o Afeganistão, e porque a violência contra a mulher é uma das grandes preocupações ao redor do mundo. Com essa ascensão do Talibã, percebe-se que essa violência pode ser muito mais aprofundada”, explicou, ao pedir o apoio da Comissão para que a posição do Brasil contra a milícia radical, seja expressada de forma contundente.
Assessoria de Imprensa e Comunicação - CREDN