Aprovada Moção de Pesar pelo falecimento do Papa Francisco
Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) aprovou, nesta quarta-feira, 23, Moção de Pesar pelo falecimento do Papa Francisco. A proposta foi apresentada pelo deputado Arlindo Chinaglia (PT/SP).
“Com profundo pesar, registramos o falecimento, na segunda-feira (21), de Sua Santidade, o Papa Francisco, líder espiritual da Igreja Católica e figura de extrema relevância no cenário internacional. Nascido Jorge Mario Bergoglio, em Buenos Aires, Argentina, no dia 17 de dezembro de 1936, ele foi eleito Pontífice em 13 de março de 2013, tornando-se o primeiro Papa das Américas e o primeiro jesuíta a assumir o papado”, diz o texto.
Chnaglia destacou que durante seu pontificado, o Papa Francisco destacou-se por sua dedicação aos pobres, pela promoção do diálogo inter-religioso e pela defesa da paz mundial, além de abordar temas urgentes como justiça social, cuidado com os mais necessitados, meio ambiente e acolhimento aos refugiados.
“Diante de sua partida, é justo que o Parlamento Brasileiro manifeste seu reconhecimento e solidariedade, não apenas à comunidade católica, mas a todos que foram tocados por sua mensagem de fraternidade e esperança”, disse o deputado.