Aprovada Moção de Louvor pela eleição do Papa Leão XIV

As relações entre o Brasil e a Santa Sé, estabelecidas em 1826, são seculares e baseiam-se no respeito mútuo e em afinidades históricas e culturais profundas.
11/06/2025 15h46

Kayo Magalhães

Aprovada Moção de Louvor pela eleição do Papa Leão XIV

Papa Leão XIV

Brasília – A CREDN aprovou nesta quarta-feira, 11, Moção de Louvor pela eleição do Papa Leão XIV, lembrando que o Brasil é a maior nação católica do mundo, com mais de 120 milhões de fiéis.  A proposta é do deputado General Girão (PL/RN).

Segundo ele, “o Brasil é a maior nação católica do mundo, com mais de 120 milhões de fiéis. A fé cristã, em especial a tradição católica, constitui um dos pilares da identidade moral, cultural e espiritual do povo brasileiro”, assinalou. Na sua avaliação, “as relações entre o Brasil e a Santa Sé são seculares e baseiam-se no respeito mútuo e em afinidades históricas e culturais profundas”.

Girão lembrou que essas relações foram estabelecidas formalmente em 1826. “Desde então, esses vínculos vêm sendo aprofundados, inclusive com a celebração de um acordo bilateral em 2010, que fortaleceu o reconhecimento jurídico da atuação da Igreja Católica no país”, explicou.

O Papa Leão XIV, nascido Robert Francis Prevost, foi eleito pelo Colégio de Cardeais reunido em Conclave na Cidade do Vaticano, assumindo a missão de sucessor de São Pedro, segundo a fé católica.

Assessoria de Imprensa – CREDN