Aprovada Moção de Louvor a Coronel Médica Renata Zappala
Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) aprovou nesta quarta-feira, 11, Moção de Louvor a Coronel Médica Renata Francioni Lopes Zappala pelos relevantes serviços prestados à Força Aérea Brasileira (FAB) e ao Ministério da Defesa. A iniciativa é do deputado Rodrigo Valadares (UNIÃO-SE).
Segundo ele, “militar de carreira, a Coronel Renata Zappala ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) em 1999, através de aprovação de concurso público, disputando uma única vaga para a localidade do Rio de Janeiro na especialidade de Clínica Médica, alcançando a primeira colocação geral no Brasil para essa especialidade e concluindo o Curso de Adaptação de Médicos (CAMAR) em Barbacena, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sendo hoje a 01 da sua turma de formação militar”, informou.
Nos 26 anos de carreira médica, a militar realizou diversos cursos na área médica, dentre estes, Especializações na Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado e Doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pós-Doutorado na Universidade de Lisboa (ULisboa – Portugal), Autogestão em Saúde pela (ENSP/ Fiocruz), Gestão Pública (UFF), e Planejamento Estratégico (FGV).
“Durante os 18 anos de exímios serviços prestados no Hospital Central da Aeronáutica (HCA), a militar foi a responsável pela implantação do Serviço de Atendimento Domiciliar, que se consolidou mediante sua gestão, estando até hoje em pleno funcionamento, o que propiciou um avanço nos cuidados humanizados para os militares, dependentes e pensionistas em situações de vulnerabilidade”, explicou Valadares.
A Coronel Renata Zappala também comandou o Esquadrão de Saúde de Anápolis (ESAN), hoje Grupo de Saúde (GSAU), que integra a Base Aérea de Anápolis em Goiás. Como Comandante cooperou na reestruturação do então Esquadrão de Saúde para o apoio na chegada dos novos vetores da Força Aérea Brasileira, as aeronaves KC 390 e Gripen.
Assessoria de imprensa - CREDN