Aprovada a criação do Prêmio Monteiro Lobato de Literatura com Portugal

O Texto do Protocolo Adicional ao Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta assinado entre o Brasil e Portugal, que cria o Prêmio Monteiro Lobato de Literatura para a Infância e a Juventude, foi aprovado nesta quarta-feira, 22, na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados.
22/11/2017 17h19

Luis Macedo

Aprovada a criação do Prêmio Monteiro Lobato de Literatura com Portugal

Brasília – O Texto do Protocolo Adicional ao Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta assinado entre o Brasil e Portugal, que cria o Prêmio Monteiro Lobato de Literatura para a Infância e a Juventude, foi aprovado nesta quarta-feira, 22, na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados. O protocolo recebeu parecer favorável da deputada Bruna Furlan (PSDB-SP).

Firmado em Salvador, em 5 de maio deste ano, o prêmio é uma homenagem ao pai da literatura infantil e juvenil brasileira, criador do Sítio do Pica-Pau Amarelo, referência para o imaginário e a fantasia de crianças e jovens. Para a deputada, “todo e qualquer esforço, no sentido de estimular a leitura e a produção intelectual destinada ao público infanto-juvenil, tornam-se sobremodo importantes”.

Bruna Furlan destacou ainda a importância do prêmio para o fortalecimento da língua portuguesa como mecanismo de aproximação entre os povos. Aproximadamente 250 milhões de pessoas no mundo falam português, dos quais 80% está no Brasil.

“Há significativa necessidade de incentivo à alfabetização funcional e à leitura, aspectos que, certamente, serão abordados mais à frente. Do lado brasileiro, como o país onde reside a maior população lusófona e no qual os índices de analfabetismo funcional impressionam e preocupam, a homenagem a José Bento Monteiro Lobato surge em momento necessário, no sentido de estimular o resgate do hábito da leitura entre crianças e jovens, como ferramenta libertadora do processo de pensar, analisar e saber posicionar-se”, explicou.

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena