Aos vencedores do Nobel da Paz
Foto: Claudia Guerreiro
Os embaixadores do Zimbabue, Thomas Sukutai Bvuma; da Palestina, Ibrahim Al Zeben, e da Tunísia, Sabri Bachtobji, o deputado Paulo Pimenta e a deputada Jô Moraes
Trata-se do Quarteto para o Diálogo Nacional da Tunísia, constituído pelo sindicato União Geral Tunisiana do Trabalho (UGTT), o patronato União Tunisiana da Indústria, do Comércio e do Artesanato (Utica), a Ordem Nacional dos Advogados da Tunísia (ONAT) e a Liga Tunisiana dos Direitos Humanos (LTDH).
“Esta homenagem é o reconhecimento dos esforços desenvolvidos pelo povo da Tunísia para assegurar o desenvolvimento da democracia no país, mesmo com ameaças terroristas”, destacou Jô Moraes, autora do requerimento de envio de Moção de Congratulação aprovada durante reunião conjunta das duas comissões. Para ela, o empenho e a determinação do Quarteto em promover a união de diferentes setores da sociedade foram fundamentais para a superação de uma grave crise que ameaçava o país e seu povo.
Nesta mesma data, em Oslo, na Noruega, o Quarteto recebe o Prêmio Nobel da Paz e oito milhões de coroas suecas, o equivalente a US$ 963 mil, pelo papel decisivo na transição da revolução (de 2011) até as eleições democráticas na Tunísia, que ocorreram em dezembro do ano passado.
Mensagem
Leia aqui a íntegra da Moção de Congratulação:
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados vêm, perante a sociedade e o Governo da Tunísia, através de sua Embaixada no Brasil, expressar congratulação ao vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2015, o grupo Quarteto de Diálogo Nacional da Tunísia, que agrega diversos setores e valores da sociedade tunisiana.
Esta Casa Legislativa parabeniza e exalta o relevante papel desempenhado pelo Quarteto de Diálogo Nacional da Tunísia no processo de democratização e de pacificação do país, pavimentando o caminho para um diálogo pacífico entre a população, os partidos e as autoridades, ajudando a alcançar soluções baseadas no consenso para os interesses do povo da Tunísia, buscando garantir direitos fundamentais para toda a população, sem distinção de gênero, convicção política ou religiosa, auxiliando na construção de um processo político alternativo e pacífico, quando o país estava à beira de uma guerra civil, exercendo papel fundamental na transição da revolução até a realização de eleições livres e democráticas na Tunísia, em dezembro de 2014, atuando como agente facilitador para o estabelecimento de um sistema de governo constitucional e democrático e colocando-se sempre ao lado do povo tunisiano na busca da paz, da democracia, dos direitos humanos e de uma fraternidade nacional.
O Quarteto de Diálogo Nacional da Tunísia prova que o diálogo e o consenso são as melhores armas para vencer a intolerância e a violência. O seu exemplo é uma inspiração e um alento para o mundo!
Brasília, 09 de dezembro de 2015.
Deputada JÔ MORAES – Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional
Deputado PAULO PIMENTA – Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias