Agente duplo na Abin será tema de audiência pública da CREDN
Foto: Lucio Bernardo Jr. (CD)
Presidente da CREDN e da CCAI, Nelson Pellegrino critica decisão da Abin de aposentar agente duplo
Com este objetivo, requerimento do deputado Nelson Pellegrino (PT-BA) será votado nesta quarta-feira, 6. "Mais surpreendente que a descoberta de que um agente da Abin havia passado informações a agentes norte-americanos, foi a decisão da Abin e do GSI de ignorar evidências e optar por aposentar o agente, sem uma apuração completa e nem mesmo uma advertência", afirmou.
Para o deputado, "a denúncia é grave por revelar um fator importante de vulnerabilidade: a participação de um agente brasileiro a serviço de outro governo. Suscita a preocupação com a funcionalidade dos procedimentos padrão diante de situações similares, já que a ausência de apuração e responsabilização de comportamentos desleais ao Estado não é uma opção aceitável no Estado de Direito Democrático".
Na avaliação do presidente da CREDN e da CCAI, a atitude de ignorar a documentação produzida pela própria contrainteligência da Abin desprestigia o trabalho dos servidores da agência que conseguiram desbaratar a operação, revelando o jogo duplo do "agente 008997". Pellegrino também entende que, embora não haja conexão direta, é preciso investigar se esse fato tem alguma relação com a espionagem sistemática realizada por agências de inteligência norte-americanas sobre autoridades, cidadãos e empresas estratégicas do Brasil, conforme documentos revelados pelo ex-prestador de serviços da NSA, Edward Snowden.
Assessoria de comunicação