Agência da ONU pede apoio do Congresso para os refugiados na Palestina, Jordânia, Líbano e Síria
Vanni foi recebida pelo deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), bem como por representantes da deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), presidente da CREDN, e dos deputados Átila Lins (PSD-AM), Secretário de Relações internacionais da Câmara dos Deputados, e dos deputados Carlos Marun (PMDB-MS) e Padre João (PT-MG). Françoise Vanni esteve acompanhada da diretora do Departamento do Oriente Médio do Itamaraty, Embaixadora Lígia Scherer.
Na oportunidade, Françoise Vanni explicou que a UNRWA, criada em 1949 para dar assistência aos refugiados palestinos, presta hoje serviços nas áreas de educação, saúde e alimentação a cerca de 5,2 milhões de refugiados, com base em doações voluntárias de estados membros da ONU. O Brasil é o único país da América Latina e dos BRICS que integra o Comitê Consultivo da Agência.
Ela pediu, ainda, que deputados e senadores brasileiros contribuam para que o Brasil dê continuidade ao apoio material, financeiro e diplomático aos trabalhos desenvolvidos pela UNRWA.
Françoise Vanni enfatizou o drama vivido pela juventude palestina, diante do desemprego estrutural, da carestia e da violência quotidiana. Indicou, nesse sentido, que as escolas mantidas pela UNRWA seriam o principal instrumento de inserção social desses jovens e de fomento à cultura da paz.
Em nome da Câmara dos Deputados, o deputado Nelson Marquezelli prontificou-se em levar a mensagem aos colegas e sublinhou a importância de que seja retomado o processo de paz na região, como forma de se chegar a uma solução acordada, duradoura e satisfatória para o drama dos refugiados palestinos.
Jornalista responsável: Marcelo Rech
E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br
Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514
www2.camara.leg.br/credn