Aécio Neves reconhece papel estratégico do Marrocos na integração África - Europa
Brasília – O deputado Aécio Neves (PSDB-MG), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, recebeu nesta quarta-feira, 20, o Embaixador do Marrocos no Brasil, Nabil Adghoghi, com quem conversou sobre as relações bilaterais e a geopolítica no Norte da África. De acordo com o diplomata marroquino, “as relações entre os dois países são excelentes e estamos construindo uma parceria estratégica ainda mais forte”.
Segundo ele, há previsão de visita do ministro das Relações Exteriores, Carlos França, ao Marrocos, no primeiro trimestre de 2022, quando novos acordos deverão ser assinados na área jurídica e de facilitação de comércio. Apenas em 2021, a CREDN analisou e aprovou os tratados de Extradição, sobre Auxílio Jurídico Mútuo em Matéria Penal e sobre Transferência de Pessoas Condenadas, enquanto que o acordo de cooperação em Defesa encontra-se em fase final de análise pela Comissão.
Adghoghi também afirmou que o Marrocos espera resultados objetivos por parte do ítalo-sueco Staffan de Mistura, novo enviado da ONU para o Sahara Ocidental. O processo na região segue parado apesar, segundo o Embaixador do Marrocos, “de todas as ofertas feitas por Rabat quanto à autonomia da região”. Para Aécio Neves, “as Nações Unidas precisam adotar uma postura mais assertiva para que uma solução política seja alcançada”.
Quanto ao relacionamento bilateral, o deputado entende que “o Marrocos tem se modernizado muito e exerce um papel estratégico entre a África e a Europa, ativo que pode ser benéfico para o Brasil e sua inserção nas duas regiões”, destacou.
Assessoria de Imprensa - CREDN