Aécio Neves homenageia a Marinha pelos seus 156 anos e saúda o MD pelos seus 22 anos de criação

O presidente da CREDN recordou a vitoriosa Batalha Naval do Riachuelo, decisiva na Guerra da Tríplice Aliança, o maior conflito na história da América do Sul, e os 22 anos de criação do Ministério da Defesa.
10/06/2021 13h12

Comando da Marinha do Brasil

Aécio Neves homenageia a Marinha pelos seus 156 anos e saúda o MD pelos seus 22 anos de criação

 

Brasília – O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, Aécio Neves (PSDB-MG), homenageou, nesta quinta-feira, 10, a Marinha do Brasil pelos seus 156 anos de criação, celebrados em 11 de junho.    “Refiro-me ao sucesso na Batalha Naval do Riachuelo, que contribuiu para o Brasil assegurar a integridade de seu território e a sua soberania”, afirmou o deputado.

De acordo com o presidente da CREDN, “a garantia da liberdade de navegação nos rios da Bacia do Prata, limitando a mobilidade das forças inimigas, foi decisiva para vencermos a Guerra da Tríplice Aliança, o maior conflito na história da América do Sul”, assinalou.

A Marinha do Brasil conta com um efetivo de quase 78 mil militares distribuídos em 410 unidades e em seus nove distritos navais. Além disso, é responsabilidade da Marinha o patrulhamento e a fiscalização dos 5,7 milhões de Km² de águas jurisdicionais, a chamada Amazônia Azul.

“Parabéns à Marinha do Brasil, que faz jus ao seu lema “protegendo nossas riquezas e cuidando da nossa gente”: assim como as outras Forças Armadas, a Força Naval se engaja atualmente no combate à pandemia referente à covid-19, apoiando nossa sociedade”, destacou o deputado.

 

Ministério da Defesa 

Aécio Neves também saudou o Ministério da Defesa pelos seus 22 anos de criação e destacou que “a medida possibilitou uma maior integração entre as três Forças Armadas e contribuiu para o desenvolvimento de uma nova percepção doutrinária de operações conjuntas. Além disso, o Ministério da Defesa consolidou a relação entre civis e militares, que trabalham juntos para expandir os potenciais de Defesa, modernizar os meios e manter a capacidade de dissuasão do Brasil”, afirmou.

O Ministério da Defesa foi criado em 10 de junho de 1999, por meio da Lei Complementar n° 97, substituindo os antigos ministérios da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, posteriormente transformados em comandos.

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa – CREDN