Aécio Neves defende asilo humanitário a ucranianos

O presidente da CREDN lembrou da tradição diplomática brasileira em relação à concessão de vistos de caráter humanitário e cobrou celeridade dos ministérios das Relações Exteriores e da Justiça, que discutem a publicação de uma portaria com esse objetivo.
02/03/2022 20h35

Assessoria de Imprensa/CREDN

Aécio Neves defende asilo humanitário a ucranianos

O deputado Aécio Neves, presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados (CREDN), reiterou, nessa quarta-feira, 2, a urgência de o governo federal adotar as medidas necessárias para a concessão de asilo a refugiados da Ucrânia.  O deputado tem acompanhado a situação do conflito entre a Rússia e a Ucrânia e ressaltado junto às autoridades que o Brasil deve agir para ajudar cidadãos ucranianos que estão sendo obrigados a deixar seu país e buscam se estabelecer, ainda que temporariamente, no Brasil.

“É da tradição diplomática brasileira a concessão de vistos de acolhida humanitária. Isso já ocorreu recentemente com nacionais do Afeganistão e da Síria. É importante que o Brasil assuma mais uma vez essa postura de acolhimento a refugiados”, afirma o presidente da CREDN, lembrando que, embora a hipótese do visto tenha sido aventada pelo governo, ainda não houve ação concreta. 

Para o deputado Aécio Neves, a situação do conflito entre Ucrânia e Rússia demanda que os ministérios das Relações Exteriores e da Justiça rapidamente tomem as medidas necessárias para a emissão de portaria que autorize os vistos e regulamente as condições de sua concessão.

 

Assessoria de Imprensa - CREDN