Aécio Neves agradece apoio da Espanha no combate à pandemia

O deputado Aécio Neves (PSDB-MG), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, agradeceu, na segunda-feira, 19, ao governo da Espanha, pelo apoio aos esforços do Brasil no combate à pandemia
20/04/2021 16h09

Brasília – O deputado Aécio Neves (PSDB-MG), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, agradeceu, na segunda-feira, 19, ao governo da Espanha, pelo apoio aos esforços do Brasil no combate à pandemia. De acordo com o Itamaraty, a Espanha anunciou a doação de medicamentos do chamado “kit intubação” para abastecer os estoques dos hospitais brasileiros na linha de frente do combate à COVID-19. 

Segundo nota do Ministério das Relações Exteriores, “a doação será efetivada por meio da Direção-Geral de Proteção Civil e Operações Europeias de Ajuda Humanitária e atende a solicitação do Ministério das Relações Exteriores, no contexto dos esforços da diplomacia da saúde, canalizada por meio da Embaixada do Brasil em Madri e da Missão do Brasil junto à União Europeia”. A previsão do governo brasileiro é que os medicamentos sejam enviados ao Brasil ainda nesta semana.

“No seu discurso de posse, o ministro Carlos França enfatizou a prioridade que iria conferir à “diplomacia da saúde” e já temos esse importante anúncio, resultado de uma conversa mantida entre o chanceler brasileiro e a sua contraparte espanhola, na terça-feira, 13. É isso que se espera da nossa diplomacia”, afirmou o deputado.

Aécio Neves também enviou uma mensagem ao Embaixador da Espanha no Brasil, Fernando García Casas, a quem agradeceu a pronta resposta daquele país às tratativas realizadas pela diplomacia brasileira. O deputado estendeu, ainda, o agradecimento à ministra de Assuntos Exteriores, União Europeia e Cooperação, Arancha González Laya, pelo apoio espanhol. 

“Estamos atravessando um dos piores momentos da pandemia e todo e qualquer apoio é fundamental para provermos os brasileiros com medicamentos, insumos e vacinas. O ministro Carlos França entende este momento e tem feito com que os mais de 200 postos do Brasil no exterior trabalhem nesta direção”, concluiu Aécio Neves.

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa – CREDN