Adesão do Brasil ao Programa Internacional de Ação sobre o Clima será debatida na CREDN

O Programa Internacional de Ação sobre o Clima é uma iniciativa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e será discutido em reunião ministerial anual da entidade
23/06/2021 13h41

Gustavo Sales

Adesão do Brasil ao Programa Internacional de Ação sobre o Clima será debatida na CREDN

Brasília – A adesão do Brasil ao Programa Internacional de Ação sobre o Clima da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) será debatida na CREDN por meio de audiência pública solicitada pelo deputado Rubens Bueno (CIDADANIA-PR), conforme requerimento nesse sentido, aprovado nesta quarta-feira, 23.

O deputado propôs a participação de representantes dos ministérios das Relações Exteriores, da Economia, e do Meio Ambiente, além da Sra. Julia Neiva, coordenadora do Programa de Defesa dos Direitos Socioambientais da ONG Conectas.

Segundo Rubens Bueno, “o Brasil foi convidado, oficialmente, pela OCDE, para participar do Programa de Ação Climática, iniciativa que terá indicadores para complementar e continuar os progressos em direção do objetivo de transição para emissão líquida zero de gases de efeito estufa”, explicou.

O Programa Internacional de Ação sobre o Clima (IPAC) será lançado na conferência ministerial anual da OCDE e estará aberto aos 37 países membros da entidade, aos seis candidatos à adesão e aos países do G20. O programa terá uma fase inicial de duração até o fim de 2022, mas o plano é de continuar no longo prazo.

“É importante que os membros desta Comissão possam escutar e discutir a participação brasileira no programa, do ponto de vista da inserção internacional do Brasil, de sua preocupação com o meio ambiente e com o desenvolvimento de uma economia verde, visto que até a presente data o Brasil ainda não confirmou sua adesão”, explicou o deputado. 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa – CREDN