Acordos com o Uruguai são prioritários para o Brasil, afirma Bruna Furlan

Brasília – “A ratificação dos acordos firmados com o Uruguai são prioritários para o Brasil”, afirmou a deputada Bruna Furlan (PSDB-SP) em reunião nesta quarta-feira, dia 26, com o Embaixador uruguaio Carlos Amorin.
26/04/2017 18h55

Benjamin Sepulvida

Acordos com o Uruguai são prioritários para o Brasil, afirma Bruna Furlan

Bruna Furlan e Carlos Amorim discutem fortalecimento do relacionamento bilateral entre Brasil e Uruguai

Brasília – “A ratificação dos acordos firmados com o Uruguai são prioritários para o Brasil”, afirmou a deputada Bruna Furlan (PSDB-SP) em reunião nesta quarta-feira, dia 26, com o Embaixador uruguaio Carlos Amorin. Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, ela também trabalha para que o Projeto de Lei 6.643 de 2013, que autoriza o governo brasileiro a doar 25 blindados do Exército àquele país, seja aprovado na Comissão de Constituição e Justiça onde está parado desde dezembro de 2015.

De acordo com a deputada, “ao longo dos últimos anos, Brasil e Uruguai promoveram um intenso processo de aprofundamento e ampliação do relacionamento bilateral, baseado no conceito de “novo paradigma” das relações entre os dois países, que pretende catalisar projetos bilaterais estratégicos que beneficiem de maneira concreta a população de ambos os países”, afirmou.

O Embaixador do Uruguai destacou a importância do relacionamento bilateral e anunciou que a Receita Federal e o ministério da Economia uruguaio já iniciaram as negociações para pôr fim à bitributação. No campo da integração física, destaca-se o projeto de construção da segunda ponte internacional sobre o rio Jaguarão (RS), que visa à melhoria do tráfego internacional de transporte de carga e de passageiros entre Brasil e Uruguai.

Outro projeto importante é a restauração do patrimônio histórico e arquitetônico da Ponte Internacional Barão de Mauá, inaugurada em 1930 e recentemente declarada patrimônio histórico do MERCOSUL, entre as cidades de Jaguarão e Rio Branco (Uruguai). Além disso, há um trabalho coordenado na estruturação física e institucional da Hidrovia Uruguai-Brasil.

“Nós estamos empenhados em contribuir para a solidificação dessas relações para que Brasil e Uruguai sejam países cada vez mais prósperos. Também entendemos que o relacionamento com os países vizinhos deve ser cada vez mais forte e melhor”, destacou Bruna Furlan.

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514