Acordo em Defesa Brasil - São Tomé e Príncipe é aprovado na CREDN

Brasília – “Consideramos que os acordos no âmbito da Defesa são de extrema importância para as relações bilaterais das Nações com quem o Brasil mantém parcerias. O nosso País possui uma vocação pacífica e democrática, promovendo a cooperação no campo internacional com os países amigos”, afirmou o deputado Márcio Marinho (PRB-BA), ao defender a aprovação do Acordo de Cooperação no Domínio da Defesa firmado por Brasil e São Tomé e Príncipe, em 10 de novembro de 2010. Em julho do ano passado, o texto foi emendado pelos dois países.
17/05/2018 18h39

Pedro Henrique

Acordo em Defesa Brasil - São Tomé e Príncipe é aprovado na CREDN

De acordo com Marinho, a adoção do acordo tem por objetivo promover a cooperação em assuntos de Defesa, especialmente nas áreas de planejamento, pesquisa e desenvolvimento, apoio logístico e aquisição de produtos e serviços; intercâmbio de tecnologia militar com visitas recíprocas de cientistas e técnicos; intercâmbio de experiências e conhecimentos em áreas como busca e salvamento; educação e treinamento militar; e ajuda humanitária. 

“Por meio deste instrumento, Brasil e São Tomé, parceiros históricos no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), expressam a vontade de reforçar os laços de amizade e solidariedade entre as suas Forças Armadas, com a determinação de desenvolver relações de cooperação no domínio da Defesa, e o convencimento de que o entendimento mútuo, o intercâmbio de informações e o incremento da cooperação favorecerão a paz, a segurança e a estabilidade internacionais”, explicou o parlamentar.

O acordo prevê ainda que cada uma das Partes não venderá ou fornecerá a organizações internacionais, terceiros países, pessoas jurídicas ou físicas, armas e material bélico, outros equipamentos especiais, documentação técnica, assim como informações ou materiais recebidos ou adquiridos ao abrigo da cooperação desenvolvida, sem a autorização prévia, por escrito, da outra Parte.

 

Tratados

 

Nesta quarta-feira, 16, a CREDN aprovou ainda os acordos firmados pelo Brasil com a República do Malawi, sobre exercício de atividade remunerada por parte de dependentes do pessoal diplomático; de serviços aéreos com a República de Seychelles, e de vistos de curta duração com a República Moldova.

 

 

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6737 - 61 98153 2514

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena