Acordo de Cooperação Técnica Brasil – Moçambique passa na CREDN

Com parecer favorável do deputado Márcio Marinho (PRB-BA), a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, aprovou nesta quarta-feira, 16, o Acordo de Cooperação Técnica Brasil – Moçambique firmado em Maputo em março de 2015.
16/08/2017 15h50

Assessoria PRB

Acordo de Cooperação Técnica Brasil – Moçambique passa na CREDN

Brasília – Com parecer favorável do deputado Márcio Marinho (PRB-BA), a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, aprovou nesta quarta-feira, 16, o Acordo de Cooperação Técnica Brasil – Moçambique firmado em Maputo em março de 2015. “Os dois países demonstram a necessidade de dar ênfase ao desenvolvimento sustentável e reconhecem as vantagens recíprocas resultantes da cooperação técnica. Assim, enfatizam o desejo de desenvolver a cooperação que estimule o progresso técnico”, afirmou.

Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Moçambique, Marinho explicou ainda que “a cooperação técnica serve como base para o relacionamento entre Brasil e Moçambique. Já existem parceiras em áreas como saúde, agricultura, educação e formação profissional. Ademais, o Brasil atua naquele país com diversas empresas nos setores de energia, mineração e infraestrutura, apesar das relações comerciais ainda carecerem de maior intensificação”, disse.

Segundo ele, “o acordo vem ao encontro dos objetivos recentes da Política Externa Brasileira, de aproximação com países em desenvolvimento e, em especial, com países africanos”.

O acordo prevê ainda o uso de mecanismos trilaterais de cooperação, por meio de parcerias com terceiros países, organizações internacionais e agências regionais. Este acordo substitui o Acordo Geral de Cooperação, atualmente em vigor, firmado em 15 de setembro de 1981.

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena