Acordo de Cooperação em Matéria de Segurança Regional é aprovado na CREDN

Em julho de 2006, o MERCOSUL firmou com Bolívia, Chile, Equador, Peru e Venezuela, acordo para otimizar os níveis de segurança da região, ao promover cooperação ampla e assistência recíproca na prevenção e na repressão de atividades ilícitas
15/12/2021 17h26

Billy Boss

Acordo de Cooperação em Matéria de Segurança Regional é aprovado na CREDN

Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) aprovou nesta quarta-feira, 15, o parecer do deputado Coronel Armando (PSL-SC) ao texto do Acordo de Cooperação em Matéria de Segurança Regional, assinado em Córdoba, em 20 de julho de 2006, pelo MERCOSUL com Bolívia, Chile, Equador, Peru e Venezuela.

Coronel Armando destacou o caráter transnacional do instrumento que se refere, em especial, à cooperação policial em prevenção e em ações efetivas de combate a atos delituosos. As prioridades são o combate ao tráfico de drogas, terrorismo internacional, lavagem de dinheiro, tráfico de armas, munições e explosivos, tráfico de pessoas, contrabando de veículos e crimes ambientais.

De acordo com o deputado, “em razão de suas características, o combate efetivo aos crimes transnacionais pressupõe a adoção de atos de cooperação internacional. Não por outro motivo, a cada dia, novos acordos internacionais em matéria de cooperação judiciária em matéria penal são pactuados, com a finalidade de garantir rapidez e eficácia às ações de investigação e de persecução criminal que estejam sujeitas à jurisdição de mais de um Estado”, explicou.

 

 

Assessoria de Imprensa – CREDN