Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica com a Áustria é aprovado

O instrumento define que os dois países devem apoiar as atividades no campo cientifico e tecnológico com base nos benefícios mútuos, considerando as prioridades nacionais em matéria de ciência e tecnologia
18/08/2021 22h11

PSD Nacional

Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica com a Áustria é aprovado

Brasília – Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de contatos científicos e tecnológicos diretos entre suas instituições governamentais, instituições de ensino superior, academias de ciências e seus centros nacionais de pesquisa científica e tecnológica, Brasil e Áustria firmaram, em Viena, em 2019, o acordo de Cooperação Científica e Tecnológica, aprovado nesta quarta-feira, 18, na CREDN.

O texto recebeu parecer favorável do deputado Stefano Aguiar (PSD-MG). De acordo com ele, “o acordo prevê a criação de uma Comissão Conjunta para a Cooperação Científica e Tecnológica, que deverá reunir-se alternadamente na Áustria e no Brasil, para que haja, entre outras coisas, um monitoramento da cooperação nesta área, conforme os termos do acordo”, explicou.

Ele acrescentou que o acordo assinado pelo Brasil com a Áustria atende aos preceitos estabelecidos na Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI), que busca complementar as capacidades nacionais por meio de atividades e projetos de cooperação internacional.

“Trata-se de um acordo marco no campo da inovação científica e tecnológica entre o Brasil e a Áustria, estimulando a realização de projetos conjuntos e o contato próximo entre as comunidades inovadoras e empreendedoras, trazendo contribuições significativas para a melhoria do nível das relações bilaterais”, assinalou.

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa – CREDN