Presidenta Dandara emite nota sobre agressão policial à Dep. Célia Xakriabá e a manifestantes do Acampamento Terra Livre

Nessa quinta-feira, 10 de abril de 2025, durante a marcha do Acampamento Terra Livre (ATL) em Brasília, a deputada federal Célia Xakriabá foi atingida, juntamente com dezenas de outros manifestantes indígenas, por gás de pimenta lançado pela Policia Militar do Distrito Federal, que reprimiu a manifestação juntamente com a polícia do Congresso.
11/04/2025 13h30

Esse ato covarde ocorreu em frente ao Congresso Nacional, enquanto povos indígenas de todo o país protestavam pacificamente contra o marco temporal e em defesa de seus direitos.

 O fato de essa mesma força policial ter permanecido inerte diante da violência e da depredação do patrimônio público dos golpistas de 8 de janeiro demonstra que persiste sua instrumentalização como repressora da democracia e do povo brasileiro.

 É inadmissível essa violência contra nossos povos originários, que apenas querem impedir a supressão de seus direitos, do que é seu desde sempre; e por isso são mortos e agredidos em distantes localidades pelo Brasil e, como se viu no dia ontem, também sob as luzes do Congresso Nacional, onde deveriam ser acolhidos e ouvidos.

 Vamos cobrar explicações dos responsáveis e vamos exigir que isso nunca mais aconteça.

Reitero minha solidariedade à deputada Célia Xakriabá e a todos os povos indígenas presentes no Acampamento Terra Livre. Estamos juntos nessa luta.

 

Deputada Dandara
Presidenta da Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais