Inscrições no "Prêmio Brasil Mais Inclusão" foram prorrogadas até o dia 28 de outubro

23/10/2015 15h55

Os interessados em concorrer ao "Prêmio Brasil Mais Inclusão" têm até quarta-feira (28) para realizar sua inscrição. O prêmio é destinado a empresas, entes federados (União, Estados e Municípios), entidades ou personalidades que tenham realizado ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência. Será concedido anualmente, durante a semana em que se comemora o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro).

Os nomes dos dez vencedores serão divulgados pelo site em 13 de novembro e a cerimônia de premiação ocorrerá no dia 3 de dezembro, ocasião na qual os contemplados receberão diplomas de menção honrosa.

Critérios

Os critérios para concessão do prêmio baseiam-se nos valores da igualdade de tratamento e oportunidade, da justiça social, do respeito à dignidade da pessoa, do bem estar e de outros presentes na Constituição Federal e na legislação que preserva os direitos da pessoa com deficiência.

Metade da premiação será dedicada às empresas, que concorrem na categoria "Mérito João Ribas", e a outra metade às demais categorias. 

Na categoria "Mérito João Ribas", as empresas concorrerão ao prêmio proporcionalmente ao número de pessoas com deficiência contratadas, divididas da seguinte forma: empresas com até 99 empregados, com no mínimo um cargo ocupado; entre 100 e 200 empregados, mínimo de 2% dos cargos ocupados por pessoas com deficiência; entre 201 e 500 empregados, 3% dos cargos; entre 501 e mil empregados, 4% dos cargos; acima de 1001 empregados, mínimo de 5% dos cargos.

Nas demais categorias, os concorrentes disputarão em várias áreas temáticas: educação; saúde; habilitação e reabilitação; emprego, trabalho e renda; inovação e tecnologia; esporte; turismo; cultura e lazer; transporte e mobilidade; e assistência social.

A análise dos trabalhos indicados e a concessão do "Prêmio Brasil Mais Inclusão" serão realizadas por um Conselho Deliberativo, composto por membros da Mesa Diretora (segundo e terceiro secretários) e da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, além de um representante de cada partido com assento na Câmara dos Deputados.