Deputados e esportistas cobram acessibilidade para pessoas com deficiência

23/09/2016 18h30

Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados

Deputados e esportistas cobram acessibilidade para pessoas com deficiência

Solenidade marcou comemoração do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Participantes de sessão solene no Plenário da Câmara dos Deputados recordaram, nesta sexta-feira (23), histórias de superação dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e cobraram a implementação de políticas de acessibilidade urbana previstas na Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência (13.146/15).

Para o brasiliense Aloisio Lima, que conquistou a medalha de bronze por equipes no tênis de mesa, o maior desafio não é ser conhecido como atleta paralímpico, mas, sim, como cidadão. Ele disputou a competição na categoria Classe 1 a 2, voltada a jogadores cadeirantes.

Lima destacou que, durante as Paralimpíadas, as pessoas com deficiência deixam de ser associadas a iniciativas assistencialistas, como o Teleton, e passam a ser consideradas protagonistas na comunidade da qual fazem partes. “Foi dada ao público a chance de se pensar outra coisa: Nossa será que é um atleta brasileiro?”, observou. “Esse vai ser um grande legado que vai ficar para o nosso povo”, acrescentou.

Data nacional
A solenidade foi proposta pela deputada Erika Kokay (PT-DF) para comemorar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21 de setembro). “O que nós queremos é que o orgulho que nós tivemos durante as paralimpíadas possa se repetir todos os dias”, ressaltou a parlamentar.

Ela cobrou o respeito ao direito à locomoção dessas pessoas, que, segundo Kokay, são impedidas de construir suas vidas na cidade. A deputada defendeu ainda o passe livre sem limite de renda, a implantação de semáforos sonoros e a garantia de, ao menos, duas cadeiras de roda por transporte público.

Para o deputado Izalci (PSDB-DF), a superação das desigualdades envolve maior engajamento do Estado. “São barrados aos cidadãos com deficiência itens mais disponíveis para a população em geral, como saúde, educação, emprego, transporte e educação”, disse.

Reportagem - Emanuelle Brasil
Edição - Marcelo Oliveira
Fonte: Agência Câmara Notícias