Congresso é iluminado de azul em homenagem ao Dia de Conscientização do Autismo

Congresso é iluminado de azul em homenagem ao Dia de Conscientização do Autismo
31/03/2015 19h40

Nesta quarta-feira (1º), a partir das 18 horas, o Congresso Nacional será iluminado na cor azul para lembrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. O azul foi definido como a cor símbolo porque a síndrome é mais comum nos meninos — na proporção de quatro meninos para cada menina.

Declarada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a data marca, desde 2008, a necessidade de buscar melhorias para as vidas das crianças e dos adultos afetados pelo transtorno, estimular a inclusão dos autistas na sociedade e cultivar seus talentos.

Cartilha

A Presidência e a Segunda Secretaria da Câmara dos Deputados elaboraram a cartilha "Campanha Nacional de Conscientização do Autismo", com o objetivo de orientar famílias de todo o País a identificar sinais de autismo e de sensibilizar a sociedade sobre a importância do respeito à diversidade.

A cartilha foi apresentada na primeira edição do programa "Câmara Itinerante", realizada no dia 20 de março em Curitiba (PR).

Em fevereiro, a Mesa Diretora da Câmara aprovou a criação de uma Comissão Permanente em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Autismo

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento, no qual existem comprometimentos, em um espectro amplo, que variam de um grau leve a elevado. Seus portadores apresentam deficiências intelectuais, caracterizadas por dificuldades de comunicação e de contato social, assim como comportamentos repetitivos.  

Entretanto, nem sempre o autismo está associado à deficiência mental. Seus portadores podem apresentar nível de inteligência classificado como normal, sendo comum o desempenho acima da média em tarefas que exigem apenas atividades mecânicas ou memorização.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo, aproximadamente 70 milhões de pessoas têm autismo, o que representa 1% da população global.