Comissão promove Semana de Valorização das Pessoas com Deficiência

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência promoverá uma série de atividades no período de 3 a 6 de dezembro. O objetivo é multiplicar conhecimentos e práticas que propiciem a inclusão e a acessibilidade de pessoas com deficiência. Além disso, busca-se a sensibilização das pessoas para a questão, viabilizando a quebra de barreiras atitudinais.
29/11/2019 11h15

Assessoria/CPD

Comissão promove Semana de Valorização das Pessoas com Deficiência

A Semana de Valorização é alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado anualmente no dia 3 de dezembro.

Origem e histórico

Essa data foi instituída através de uma Assembleia Geral das Nações Unidas – ONU, em 14 de outubro de 1992, com o objetivo principal de refletir - e pôr em prática - os melhores métodos para garantir qualidade de vida e dignidade para todas as pessoas com algum tipo de deficiência. 

Além disso, busca-se conscientizar a sociedade sobre a importância de inserir essas pessoas em diferentes aspectos da vida social, como a política, a econômica e a cultural. Para isso é fundamental que todos tenham em mente que as pessoas com deficiência não são menos capacitadas e, assim como todas as outras, possuem direitos e deveres assegurados.

Atividades programadas

A Semana se inicia com a Oficina “MIL BRINQUEDOS, MIL SORRISOS”. Os participantes poderão vivenciar a prática de adequação de brinquedos eletrônicos para pessoas com deficiência motora e/ou intelectual. A proposta utiliza recursos e equipamentos de baixo custo e brinquedos eletrônicos, que são adaptados para que o seu acionamento seja de maneira acessível.

Ofereceremos também a prática "Vivendo na Pele: Desafios Enfrentados pelas Pessoas com deficiência", onde parlamentares, servidores e público externo terão a oportunidade de usar uma cadeira de rodas e/ou uma venda nos olhos e sentir as dificuldades diárias enfrentadas pelas pessoas cegas ou com deficiência física.

Haverá também a "Oficina de Atendimento em Libras". Essa capacitação tem por objetivo oferecer noções básicas da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com foco no atendimento ao público, propiciando acessibilidade às pessoas surdas em suas demandas diárias. 

Acontecerão também importantes debates. A Audiência Pública sobre os "Instrumentos de Avaliação da Deficiência" abordará importante ponto da Lei Brasileira de Inclusão - LBI a ser regulamentado para garantir a efetivação de direitos. O Seminário "Violência Contra a Mulher com Deficiência" abordará a "Deficiência Adquirida pela Violência de Gênero" e as "Políticas Públicas para Mulheres com Deficiência". Já a Audiência Pública "Condições de Permanência dos Estudantes com Deficiência nas Redes de Ensino” abordará os caminhos para permanência da pessoa com deficiência nas redes de ensino, principalmente em universidades, em igualdade de condições com os demais alunos.

SERVIÇO

SEMANA DE VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

REALIZAÇÃO: COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

PROGRAMAÇÃO

03/12
OFICINA MIL BRINQUEDOS, MIL SORRISOS |BR
Turma 1 – 9 às 11 horas
Turma 2 – 11 às 13 horas
Local: Hall da Taquigrafia

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfeXeqHMNVCu7HyKYg4I6kLNR9dB5s-jyjg-rPovpqiPHvTvA/viewform?usp=sf_link

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA DEFICIÊNCIA

Horário: 14h30
Local: Plenário 13

04/12
EXPOSIÇÃO DE BRINQUEDOS ADAPTADOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E MATERIAL DE COMUNICAÇÃO SIMPLES
Horário: 9h
Local: Hall da taquigrafia

VIVENDO NA PELE - DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Horário: 10h
Local: Hall da taquigrafia

FÓRUM DE DEBATES - VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER COM DEFICIÊNCIA
Horário: 15h
Local: Plenário 13

05/12
CONDIÇÕES DE PERMANÊNCIA DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NAS REDES DE ENSINO
Horário: 9h
Local: Plenário 13

06/12
OFICINA DE ATENDIMENTO EM LIBRAS
Horário: 10h
Local: Plenário 13

Inscrições: https://forms.gle/gb2P5k8KaRizg6k47