Comissão de Turismo vai discutir com ministro acessibilidade para pessoas com deficiência

14/12/2015 14h05

A Comissão de Turismo promove nesta quarta-feira (16) audiência pública com o ministro do Turismo, Henrique Alves. Os parlamentares querem debater as políticas de apoio à promoção da inclusão social e do acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida à atividade turística do Brasil.

Para o deputado Alex Manente (PPS-SP), que solicitou o debate, a acessibilidade é uma ação inclusiva e necessária e, “no Brasil, faz-se urgente tanto uma atuação mais efetiva do Estado, como uma mobilização mais intensa da sociedade.”

Manente cita como exemplo a Estância de Socorro, uma das oito cidades da região denominada Circuito das Águas Paulista. É um exemplo de cidade que vem trabalhando pela melhoria da acessibilidade.”

Ele conta que, a partir de 2004, todos os setores de serviço de Socorro tiveram o prazo de quatro anos para adaptarem os locais de acesso para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O esporte de aventura, de todas as categorias de turismo, era o mais complexo, pois exigia não só adaptações como rampas de acesso, banheiros, cadeiras, mas também criações de equipamentos que fossem seguros e ao mesmo tempo confortáveis aos praticantes. “Em uma ação conjunta entre Ministério do Turismo, ONGs, empresas locais do ramo e a prefeitura da cidade, estudos foram realizados para possibilitar a prática de Turismo de Aventura para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.”

Convidados Também foram convidados: • coordenador-geral de acessibilidade da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Rodrigo Abreu de Freitas Machado; • prefeito municipal da Estância de Socorro, André Eduardo Bozola de Souza Pinto; • diretor de turismo da Estância de Socorro, Acácio José Zavanella; • agente de turismo especializada na área com deficiência Maria de Fatima Estephan; • arquiteto e especialista no assunto André Sicco; e os especialistas no assunto Julio Cesar Fuzari e Manuel Pereira Martins.

A audiência está marcada para as 15 horas, no plenário 5.

Da Redação - RCA
Fonte: Agência Câmara Notícias