Câmara e Instituto Mauricio de Sousa apresentam exposição com a Turma da Mônica

A Câmara dos Deputados e o Instituto Mauricio de Sousa Produções abriram, na última quarta (20), às 17 horas, a exposição “Mauricio de Sousa: Imaginação a serviço da sociedade”, que mostra histórias da Turma da Mônica que fizeram parte de campanhas institucionais sobre direito das crianças, inclusão e diversidade, entre outros.
22/03/2019 11h15

Carol Linden/Câmara dos Deputados

Câmara e Instituto Mauricio de Sousa apresentam exposição com a Turma da Mônica

Descrição da imagem #pracegover #pratodosverem: Desenho retangular horizontal com fundo rosa e título em branco escrito “INCLUSÃO SOCIAL: DIVERSIDADE E ACESSIBILIDADE”. Seis personagens de Maurício de Sousa ocupam a maior parte do desenho. Todos estão de mãos dadas, sendo, da esquerda para a direita: Humberto, que é um menino surdo. Ele está de blusa rosa short branco e leva um livro verde embaixo do braço. Maria faz tratamento para cura de câncer e está com um lenço rosa na cabeça; vestidinho azul-jeans, tênis rosa e carrega uma mochila vermelha. Ela está de mãos dadas com Luca, que é cadeirante. Ele veste uma blusa com listras horizontais amarelas e brancas, e calça um tênis vermelho escuro; sua cadeira de rodas é azul. Tati tem Síndrome de Down. Ela está com vestido verde, sapatinho azul e uma mochila cor de rosa. André é autista. Ele usa blusa vermelha, short e tênis verde e está com uma mochila azul escuro. Dorinha é uma garota cega. Ela usa uma bengala branca e óculos escuros redondos. Sua blusa é rosa com um coração azul no meio, veste saia azul-jeans e tênis rosa. Detalhe de um brinco de argola amarelo na orelha esquerda.
Em segundo plano, há um coração amarelo atrás dos personagens Luca e Tati, e as onomatopeias “SMAC!”, em verde, acima do coração, e “AUUNN”, em alaranjado, abaixo.
À esquerda, uma capa da revista da Mônica com vários personagens do autor, cercado pelo seguinte texto: “Consideramos que as crianças são diferentes entre si e devem ter suas peculiaridades respeitadas. Elas devem ter direitos iguais, independentemente de cor, religião ou deficiência física ou intelectual, devem poder brincar, ter acesso à cultura, ao lazer e à educação. A Turma da Mônica tem, entre seus personagens, crianças com deficiências, como Luca, cadeirante; Dorinha, deficiente visual; Tati, que tem síndrome de Down; e André, autista. Os personagens integram as histórias que chegam às bancas, estão presentes nos desenhos animados e espetáculos teatrais, além de publicações institucionais como Acessibilidade e Viva as Diferenças. Recentemente, a Turma da Mônica se associou ao Graacc na campanha Bald Cartoons/Carequinhas, que tirou o cabelo dos personagens para mostrar que crianças com câncer têm os mesmos direitos. Em parceria com a ONG Amigos da Vida, Mauricio de Sousa criou os personagens soropositivos, Igor e Vitória, para combater o preconceito que ainda existe contra crianças com HIV positivos”.

Leia a matéria publicada pela Agência Câmara de Notícias

 

Serviço

Visitação: 20 de março a 11 de abril 
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Local: Corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados