Audiência discutiu inclusão e bem-estar de pessoas com Síndrome de Down

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados discutiu na última terça-feira, 22/10, ações que promovam a inclusão e o bem-estar das pessoas com Síndrome de Down. Descrição da imagem #PraCegoVer #PraTodosVerem: fotografia retangular colorida de uma criança de cabelos lisos e longos sentada em balanço vermelho. Ela está sorrindo e segura as correntes do balanço com suas mãos.
23/10/2019 12h35

Denys Kuvaiev/Depositphotos

Audiência discutiu inclusão e bem-estar de pessoas com Síndrome de Down

O debate foi requerido pelo Deputado Fred Costa (Patriotas/MG), através da aprovação do Requerimento nº 71/2019 - CPD.

A Síndrome de Down é uma alteração genética que ocorre durante o desenvolvimento do feto. Ela é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células do indivíduo. 

As pessoas com Síndrome de Down apresentam personalidades e características diferentes, que as tornam únicas. É importante que os pais de crianças com Síndrome de Down estimulem o desenvolvimento de suas individualidades e capacidades pessoais, pois são indivíduos capazes de sentir, amar, aprender, trabalhar e se divertir. Devem ir à escola como qualquer outra criança, aprendendo a levar uma vida autônoma.

Os indivíduos com Síndrome de Down têm, em geral, um perfil de aprendizagem específico com pontos fortes e fracos característicos. Conhecer os fatores que facilitam e inibem o aprendizado permite aos professores planejar e levar adiante atividades relevantes e significativas, a partir de programas de trabalho bem definidos.

A inclusão bem-sucedida é um passo importante para que crianças com necessidades educacionais especiais se tornem indivíduos plenos e contributivos para a sociedade, que é também fortemente beneficiada com esse processo. A inclusão proporciona o convívio entre pessoas diferentes, trazendo enorme ganho para a quebra de barreiras atitudinais, que dificultam o convívio das pessoas com os mais variados tipos de deficiência.

Diante disso, é importante destacar a atuação de instituições que promovem ações no campo da educação inclusiva para pessoas com Síndrome de Down. Essas entidades são formadas por pessoas dedicadas a desmitificar a Síndrome causada pela anomalia cromossômica, disseminando conhecimentos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida daqueles indivíduos.

O objetivo da audiência foi proporcionar protagonismo ao projeto desenvolvido pelo Grupo Cromossomo 21, que trabalha para apoiar pessoas com síndrome de Down e outras deficiências, oferecendo informações, recursos e assistência para pais, familiares e profissionais da área de educação inclusiva, prestando suporte nas diferentes diferentes fases da vida - do nascimento à independência.

Participaram da Mesa de Debates:

Alex Duarte, Diretor do filme e projeto Cromossomo 21;

Isabela Zolini - Expedição 21;

Vinicius Streda - Expedição 21;

Jéssica Mendes de Figueiredo, Coordenadora do Grupo de Autodefensores da Federação Down.

O Cromossomo 21 reúne iniciativas para mobilizar a sociedade sobre o papel das pessoas com deficiência. Nasceu em 2010, através do idealizador Alex Duarte, que produziu o filme Cromossomo 21, cuja protagonista revelou o desejo de se tornar uma jovem independente e com poder de tomar decisões.

Alex desenvolveu um projeto, com reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU), que contribuiu com mais de 200 mil pessoas, em palestras, oficinas para famílias, escolas, profissionais da área e a sociedade.

Criou a série Geração 21, dando visibilidade para jovens com síndrome de down que trilham o caminho da autonomia, alcançando a marca de mais de 2 milhões de visualizações na internet.

Em 2017, o filme Cromossomo 21 chegou nos cinemas e nas plataformas digitais, sendo premiado em diversos festivais e em Hollywood. 

Assista ao trailer do filme Cromossomo 21.

Assista ao vídeo gravado com o Deputado Fred Costa e Vinicius Streda.