26/05/2015 - Esclarecimentos sobre os preparativos dos Jogos Paralímpicos - Rio 2016.

 

Audiência Pública para esclarecer o andamento dos preparativos dos Jogos Paralímpicos - Rio 2016. A audiência foi realizada conjuntamente com a Comissão do Esporte e atendeu ao Requerimento n° 4/15, apresentado pelo Deputado Otávio Leite na CPD, e também aos de nº 2/15 e 11/15 da Comissão do Esporte, de autoria dos deputados José Rocha e Valadares Filho.

Audiência pública realizada em 26/05/15.

LOCAL: Anexo II, Plenário 03

HORÁRIO: 16h00

Os Jogos Paralímpicos são o maior evento esportivo mundial que envolvem pessoas com deficiência. Realizados pela primeira vez em 1960 em Roma, como forma de reabilitar militares feridos na Segunda Guerra Mundial, o evento tomou dimensões muito maiores e conquistou importante espaço no calendário esportivo, tanto em competitividade, retorno econômico como também como oportunidade de desenvolvimento dos países que o sediam.

Com a compreensão de que a realização desse grande evento trata-se de uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento do Brasil, em especial do Rio de Janeiro, o debate e o acompanhamento das obras e do legado dos jogos tornou-se imperativo.

O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, o Sr. Andrew Parsons, ressaltou essa potencialidade dos Jogos de ampliar os ganhos sociais, com aumento das vagas em hotéis para pessoas com deficiência, das rotas acessíveis e da visibilidade dos esportes adaptados para que empresas privadas invistam no setor. Hoje, todo o dinheiro aplicado em incentivo aos atletas com deficiência vem do governo.

Nesse ponto, o deputado Otávio Leite, PSDB do Rio Janeiro, mostrou preocupação acerca do legado dos Jogos para o setor turístico da cidade. Para ele, as rotas turísticas têm que estar adaptadas não apenas na competição, mas para sempre na cidade. E lembrou que essa adaptação está apenas em fase de orçamento.

No aspecto de desempenho dos atletas, os palestrantes apresentaram a meta brasileira de superar o sétimo lugar de Londres, que já é um resultado bastante expressivo, para o quinto lugar no Rio-2016. O presidente do Comitê Paralímpico afirmou que foi realizado um planejamento muito consolidado e hoje há uma geração de atletas extremamente talentosos, recebendo apoio de diversos níveis de governo.

Palestrantes presentes

Sr. Ricardo Avellar , Diretor de Departamento Excelência Esportiva e Promoções de Eventos, representando o Ministro do Esporte, Sr. George Hilton dos Santos;
Sr. Andrew Parsons, Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro;

Sr. Luiz Pizzotti, Gerente de Sustentabilidade e Acessibilidade, representando o Presidente da Empresa Olímpica Municipal,  Sr. Joaquim Monteiro de Carvalho.

 

audiencia 26/05
teste